Ação 1
O corpo de docentes da Faculdade de Medicina da USP atua na Graduação dando aulas de Imunologia no terceiro ano e treinando os alunos internos do quinto ano, no ambulatório, com auxílio de 2 preceptores (residentes já formados). Depois da graduação há um leque de possibilidades na formação continuada tão necessário para o bom desempenho profissional.
Ação 2
Primeiramente há a Residência (3 vagas em cada um dois anos e a opção de um ano adicional) sempre com bolsa. Para ver a lista de residentes 2024
Ação 3
Há também a possibilidade de Estágios, voluntários, de períodos geralmente mais curtos para aqueles que desejam um aperfeiçoamento na área, mas não podem permanecer por dois anos.
Ação 4
A realização da Jornada de Imunologia Clínica e Alergia da USP, organizada pelo nosso Serviço, tem sido um marco anual para a atualização de temas relacionados à área há 9 anos. Cada edição reuniu mais de mil profissionais e estudantes interessados no assunto.
Ação 5
Cursos de Especialização vão ao encontro da proposta institucional da contínua atualização e implementação de novidades técnico-científicas na prática da prestação de serviços e para a capacitação profissional para o mercado de trabalho. Desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/SP) e presente no Hospital das Clínicas da FMUSP, há mais de 30 anos, esse programa destina-se a complementar a formação de recém-graduados na área de saúde, exceto médicos. O Treinamento em Histocompatibilidade já foi feito por centenas de alunos vindos principalmente do Brasil e de outros países na América Latina.
Ação 6
A formação para uma carreira acadêmica é muito valorizada na Disciplina de Alergia e Imunologia Clínica e oferece Iniciação Científica e Aprimoramento Técnico, para alunos de todas as áreas. Por exemplo, oferece anualmente treinamento técnico em citometria avançada, uma instrumento básico para desenvolver pesquisa na área. Um ponto de destaque é o bom perfil de empregabilidade e inserção profissional dos egressos do programa.
Ação 7
O programa de pós-graduação com Mestrado e Doutorado, iniciado em 1996, já formou mais de 170 alunos. Sua estrutura curricular flexível permite aos estudantes cursar disciplinas relevantes para sua formação. Tem infraestrutura para pesquisa de excelência, com laboratórios bem equipados para a realização de pesquisas nas várias áreas da imunologia contempladas pelo programa. O corpo docente do programa, composto majoritariamente por docentes permanentes, é estável e experiente na formação pós-graduada. Para mais informações sobre as pesquisas em andamento e os orientadores credenciados no programa